domingo, 19 de fevereiro de 2012

Mulheres bonitas prejudicam a saúde dos homens



Ficar frente a frente com uma mulher bonita faz mal à saúde, segundo um estudo de cientistas da Universidade de Valência, na Espanha. Os investigadores descobriram que, se um homem passa pelo menos cinco minutos ao lado de uma bela mulher, o corpo acelera a produção da hormona do stress, denominada de cortisol, que aumenta a tensão arterial e o nível de açúcar no sangue.
O cortisol é produzido pela glândula supra-renal quando uma pessoa se encontra sob stress físico ou psicológico. A produção acelerada dessa hormona está relacionada com problemas cardíacos. O efeito «prejudicial» da mulher bonita é ampliado se o homem considera que ela é verdadeiramente bela e inacessível.

Durante a pesquisa, os cientistas examinaram o comportamento de 84 rapazes. Os voluntários recebiam um Sudoku para solucionar e eram, então, encaminhados para uma sala onde estavam um homem e uma mulher. Pouco tempo depois, a mulher deixou a sala. Sozinhos com o outro homem, os voluntários não apresentaram quaisquer alterações nos níveis de cortisol. Mas, quando o homem saiu da sala e os rapazes ficaram sozinhos com a mulher, os níveis da hormona elevaram-se acentuadamente.

«O estudo mostra que o nível de cortisol dos homens aumenta após um rápido contacto de cinco minutos com uma mulher jovem e atraente», afirmaram os investigadores.

Em pequenas doses, o cortisol pode ter efeitos positivos, como um aumento das sensações de alerta e bem-estar. Em níveis mais altos, porém, a hormona eleva o risco de diabetes, hipertensão, impotência sexual e ataque cardíaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

também poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...