sexta-feira, 9 de março de 2012

Os dez mandamentos para ficar milionário.

Warren Buffet tem uma fortuna estimada em mais de 62 mil milhões de dólares, o que faz dele um dos homens mais ricos do planeta. Quando começou no mundo financeiro, em 1962, as acções da Berkshire Hathaway, que ele começou a comprar, custavam 7,5 dólares. Actualmente, o homem conhecido como o Oráculo de Ohama, é chairman e CEO da companhia, e cada acção vale 119 dólares. Numa altura em que está prestes a sair de cena, embora ainda não tenha designado o sucesor, Buffet confessa à escritora Alice Schoeder os dez mandamentos de quem deseja enriquecer no mundo da finança.




1. Reinvista os lucros. Quando começa a fazer dinheiro nos mercados financeiros, pode sentir-se tentado a gastá-lo. Não o faço. Invista de novo. Quando era novo Buffett e um amigo investiram numa máquina de flippers, que instalaram num barbeiro. Com os lucros dessa, compraram mais oito que espalharam por diferentes lojas. O amigo entretanto saiu da sociedade, mas Warren foi reinvestindo os lucros em outros pequenos negócios. Aos 26 anos já tinha amealhado 174 mil dólares, cerca de 1,4 milhões actualmente. A lição de Buffett? Mesmo uma pequena quantia pode transformar-se numa grande riqueza.

2. Seja diferente. Não baseie as suas decisões naquilo que todos dizem ou fazem. Buffett começou a gerir dinheiro de clientes em 1956, sempre trabalhou em Omaha, e não em Wall Street, e nem aos país dizia onde estaba a investir o dinheiro deles. Toda a gente achou que ia falhar, mas 14 anos depois o seu negócio já valia 100 milhões de dólares. Em vez de olhar para a multidão, tente manter-se acima dela. Siga os seus instintos, não os do resto do mundo.

3. Não espere que as coisas caiam do céu. Junte toda a informação necessária antes de tomar uma decisão e cumpra os prazos a que se propôs. Warren Buffett orgulha-se de rapidamente tomar decisões e actuar. Costuma dizer que reuniões desnecessárias ou pensamentos prolongados não são mais que “chuchar no dedo”. Por isso, quando alguém lhe leva uma sugestão, a resposta é invariavelmente “só falo com quem me traz um preço”. Ou seja, dá uma resposta quase na hora.

4. Imponha as condições antes de começar. A melhor altura para regatear é antes de começar um trabalho, quando tem para oferecer algo que a outra parte deseja. Por isso, não se esqueça de establecer as suas condições antes de arrancar. Buffett aprendeu isso da pior maneira. Quando era miúdo, o avô contratou-o e a um amigo para escavarem neve da loja, após uma tempestade. Warren e o amigo estiveram quase cinco horas de pá na mão e no fim recebeu do avô 90 cêntimos para partilhar com o colega de trabalho, o que o deixou horrorizado. Estabeleça sempre as condições antes, mesmo com amigos ou familiares.

5. Controle as pequenas despesas. Warren Buffett investe em negócios onde os gerentes são obcecados pelas mais pequenas despesas. Uma vez adquiriu um empresa cujo dono contava as folhas dos rolos de papel higiénico, para ver se eram as 500 prometidas. Não eram… Vigiar as despesas pode aumentar-lhe os lucros. E os seu dividendos.

6. Limite o que pede emprestado. Viver de cartões de crédito e empréstimos não o vai tornar rico. Buffett nunca fez um empréstimo significativo. O conselho do Oráculo de Omaha é, se estiver muito endividado, negociar com os credores aquilo que se pode pagar. Quando estiver livre das dívidas, comece a poupar algum dinheiro para investir depois.

7. Seja persistente. Com tenacidade e engenho, pode vencer até um competidor mais experiente. Warren Buffett comprou a Nebraska Furniture Mart em 1983 porque gostou da forma como a sua fundadora, Rose Blumkin, geria o negócio. A sua estratégia era revender as grandes marcas a preços baixos. Era uma negociadora implacável. E acabou por transformar uma loja de móveis anónima, no maior entreposto de mobiliário da América do Norte, deixando para trás alguns pesos pesados do sector.

8. Saiba quando desistir. Quando era joven, Warren Buffett foi às corridas e apostou num cavalo. Perdeu. Para tentar recuperar o dinheiro, apostou de novo. Perdeu outra vez. Ficou furioso, porque gastou quase todo o salário de uma semana. Nunca mais repetiu a brincadeira. Deve saber quando se retirar de um negócio em perda e não deixar que a ansiedade o leve ao engano e a tentar de novo.

9. Minimize todos os riscos. Em 1995, um empregado de Howie, o filho de Warren Buffett, foi acusado pelo FBI de manipulação de preços. Buffett pediu então ao filho para traçar todos os cenários futuros, caso aquele funcionario continuasse ao seu serviço. Howie depressa percebeu que os riscos negativos de o manter eram muito superiores aos potenciais ganhos e despediu-o no dia seguinte. Perguntar a si próprio “e depois, como vai ser?” pode ajudá-lo a perceber todas as consequências de uma decisão.

10. Saiba o que o sucesso significa na realidade. Apesar de multimilionário, Warren Buffett não mede a sua riqueza por dólares. Em 2006 decidiu doar praticamente toda a sua fortuna para caridade, escolhendo a Fundação Bill e Melinda Gates. A sua teoria é que a partir de uma certa idade, a nossa riqueza mede-se pelo número de pessoas que realmente nos querem bem. Para Buffett, esse é o relatório final de como vivemos a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

também poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...